Gere o teu Negócio de Fitness com SUCESSO

Assim como existem princípios básicos para qualquer plano de treino, como alimentação saudável, treino adequado e personalizado, níveis e cargas ajustadas, descanso, entre outras… também existem princípios orientadores que podem alavancar o teu negócio de fitness para o sucesso, a curto, médio e longo prazo.

Eis 6 dicas fundamentais para o sucesso do teu negócio de Fitness:

1.Elabora um Lean Business Plan

Em vez do tradicional plano de negócios, exaustivo, moroso, opta por criar um plano pragmático, focado na realidade do teu setor de atividade e orientado para a ação. O Lean Business Plan é um aliado excecional! Consegue numa única folha traçar ações para 4 pilares fundamentais:

(1) Estratégia;  (2) Tática;  (3) Objetivos, Métricas e Calendarização e; (4) Previsões Vendas, Custos, Despesas e Capital.

Dica extra: Cria o teu Lean Business Plan em: https://canvanizer.com/new/lean-canvas

2. Conhece o teu Público-Alvo / Persona

Cria o hábito de questionar o teu público-alvo e conhece-os melhor do que nunca… os seus hábitos, as suas necessidades, os seus desejos… onde moram, as suas rotinas, os seus desafios diários, assim estarás mais próximo de lhes fazer chegar um serviço relevante, de excelência e que será a base para o sucesso do teu negócio de fitness. 

Dica extra: Conhece as “dores” do teu negócio criando a tua “persona” em: https://www.hubspot.com/make-my-persona

3. Aprende com a concorrência

Ao contrário do que imaginas, a concorrência é fundamental para o sucesso! Mantem-nos atentos, focados, dinâmicos e nunca nos acomodamos! Não copies nada, o importante é entender, sempre, o contexto e as dinâmicas envolvidas de cada realidade, para que consigamos dar a melhor experiência aos clientes. 

Dica extra: Cria conteúdo que te permita envolver com mais pessoas… pesquisa keyword trends em: https://neilpatel.com/ubersuggest/

4. Contrata, treina e nutre as tuas equipas

Um fator crítico para o sucesso é o capital Humano! Encontra colaboradores, profissionais qualificados, que celebrem com satisfação, as vitórias dos clientes a cada treino ou interação. Dá formação contínua aos teus colaboradores, e ajuda-os a desenvolverem-se em áreas chave, verás a diferença no sucesso do teu negócio.

Dica extra: Lê mais sobre Employer Brandig e como aumentar o nível de motivação das tuas equipas em: https://rockcontent.com/br/blog/employer-branding/

5. Ajusta sempre que necessário

Para manteres os índices de sucesso do teu negócio, é necessário, ir controlando e monitorizando os indicadores chave de performance. Nesse sentido, tal como um GPS, por vezes, temos de ajustar a rota com base nos objetivos, e nessa altura devemos ter em nossa posse todos os dados para uma tomada de decisão assertiva.

Dica extra: Explora um pouco mais a metodologia Balanced Scorecard para compreenderes a importância de monitorizar em tempo real em: https://balancedscorecard.org/bsc-basics-overview/    

6. Tecnologia ao seu Serviço

Estamos constantemente conectados e somos cada vez mais interativos a nível de redes, contudo, não devemos ser reféns da tecnologia, pelo contrário, devemos utilizá-la ao nosso serviço e como apoio à gestão dos nossos negócios, desde a parte relacional/promocional, técnica de prescrição ou financeira.

Dica extra: Explora plataformas que te permitem aumentar a tua performance de comunicação em múltiplos canais e de forma automática, por exemplo: https://www.e-goi.com/

Estas Dicas foram escritas pelo professor Daniel Oliveira, formador da delegação do Porto