Reflexologia Podal: o que é

Curso de Reflexologia Podal

A Reflexologia Podal  é uma técnica de massagem que consiste na aplicação de pressão em pontos do pé ou mão com o objetivo de equilibrar a energia do corpo e evitar o aparecimento de doenças e problemas de saúde.

A Reflexologia é a área que estuda os pontos reflexos do corpo e terminações nervosas presentes nos pés, mãos, nariz, cabeça e orelhas, deve ser realizada por um Profissional Qualificado.

Geralmente, o reflexo terapeuta pressiona várias regiões do pé, para encontrar possíveis desequilíbrios de energia, assim que encontra esses pontos de desequilíbrio, é realizada uma pequena massagem que irá estimular os processos curativos naturais do área afetada.

 

Para que serve?

Conforme referido anteriormente, a Reflexologia Podal é uma técnica em que o profissional pressiona, de forma controlada, pontos no pé que contêm terminações nervosas e que são correspondentes a vários órgãos do corpo. Neste sentido, ao estimular essas terminações, vai ocorrer um aumento da produção de óxido nítrico, que é um composto importante para o organismo, já que possui propriedades vasodilatadoras e analgésicas, dando-se um processo de auto cura.

Esta técnica vai proporcionar um bem estar e uma sensação de relaxamento, umas vez que leva à libertação de toxinas do organismo. Muitas vezes, é utilizada para prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde, como por exemplo:

  • Insónia
  • Stress
  • Problemas de circulação sanguínea
  • Problemas hormonais
  • Prisão de ventre
  • Enxaqueca, dores nas costas

A Reflexologia atua como uma forma de prevenção da saúde, uma vez que consegue ativar e reforçar o sistema imunológico para a defesa do corpo.

No entanto, apesar de todos os benefícios que apresenta, esta técnica de massagem também inclui algumas contraindicações pelo que é extremamente importante, ser realizada por um profissional devidamente qualificado.