Massagem Relaxante: Técnicas e Benefícios

A massagem relaxante promove, para além do relaxamento, inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. Além disso, a sensação de bem-estar após uma boa sessão é indiscutível. Se nunca fizeste uma massagem relaxante, então conhece um pouco mais dos benefícios dessa prática.

Como funciona a massagem relaxante?

A massagem relaxante é uma técnica milenar indicada para quem procura diminuir a tensão muscular, o stress, aliviar as dores do corpo e relaxar a mente.

É realizada com movimentos suaves e contínuos aplicados sempre com óleos ou cremes corporais, o massagista vai manipulando cada parte do corpo do cliente com alguma pressão de modo a relaxar completamente os músculos e articulações.

É importante salientar que a massagem relaxante não deve ser incómoda para quem a recebe. O objetivo final é de total bem-estar.

 

Benefícios da Massagem Relaxante:

Existem inúmeros benefícios associados a este tipo de massagem, no entanto, nomeamos alguns:

  1. Combate as enxaquecas, dores de cabeça, stress e ansiedade;

  2. É indicada para aliviar dores na coluna, nos ombros e no pescoço;

  3. Melhora a circulação sanguínea no corpo;

  4. É indicada para quem tem problemas emocionais, desmotivação e insónias;

  5. Elimina toxinas e resíduos do metabolismo;

  6. Combate o envelhecimento precoce da pele;

  7. Fortalece a imunidade;

  8. Melhora a digestão e acelera o metabolismo;

  9. Equilibra o funcionamento do intestino;

  10. Diminui o cansaço e a sensação de sono constante;

  11. É indicado para o tratamento de artroses;

  12. Promove a valorização e intimidade com nosso próprio corpo;

  13. Libera hormonas que aumentam a sensação de bem-estar;

  14. Diminui a pressão arterial.

Exemplos de Tipos de Massagem Relaxante

Anteriormente abordamos a técnica e os benefícios da massagem relaxante tradicional, no entanto, existem outros tipos de massagens que também promovem o relaxamento do corpo e músculos. Cada tipo de massagem apresenta técnicas de aplicação diferentes. Achamos importante incluir alguns tipos de massagem neste artigo:

  • Reflexologia

É uma massagem que através da pressão e fricção, estimula determinados pontos do pé e de outras regiões corporais. A estimulação dessas terminações nervosas vai melhorar o metabolismo, fortalecer a circulação sanguínea, oxigenar o organismo e desobstruir certos pontos corporais. O resultado será uma sensação de equilíbrio, de relaxamento e de bem-estar.

  • Ayurvédica

A massagem Ayuvérdica é uma técnica oriunda do ioga, que tem três pilares principais, a Energia vital , a Circulação sanguínea e a Respiração constante.

É aplicada com o auxílio de óleos corporais essenciais, vai melhorar o fluxo de energia corporal, além de ter um poder desintoxicante. Esta técnica tem como benefícios o fortalecimento da imunidade, o estímulo dos músculos, a eliminação das toxinas corporais, além de atuar no realinhamento da estrutura óssea e da estrutura corporal muscular.

  • Shiatsu

É uma técnica da medicina oriental que atua diretamente na saúde e no bem-estar através da aplicação de pressão feita com os dedos, mão e até mesmo com cotovelos e joelhos. A finalidade é eliminar dores musculares e tensões corporais e promover uma melhor circulação sanguínea, além de melhorar o fluxo energético de quem recebe a massagem.

  • Drenagem linfática

A drenagem linfática é muito usada para fins estéticos, no entanto, também traz diversos benefícios para a saúde, para além de atuar no relaxamento corporal. Através da compressão leve de pontos específicos do corpo, esta técnica é responsável por eliminar o inchaço, diminuir a flacidez muscular e promover o relaxamento corporal. Se queres saber mais sobre esta técnica, lê o nosso artigo disponível aqui.

 

É importante ter em conta que todas estas técnicas de massagem relaxante devem ser realizadas por um profissional qualificado, que tenha o domínio das técnicas para que a massagem seja uma experiência positiva e que não causar nenhum tipo de lesões no cliente.

 

Dicas Quiromassagem CEFAD

Agora que já sabes o que envolve fazer massagem relaxante, compreendes a importância de adquirir conhecimentos técnicos e práticos.

Só assim serás capaz de desenvolver as funções de forma eficiente, segura e adequada – e ter sucesso na profissão.

Inscreve-te nos nossos Cursos de Massagem e marca a diferença!