Mas o que é Drenagem Linfática Manual?

Dicas Drenagem CEFAD

A drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal que serve para ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, facilitando o tratamento da celulite, inchaço ou linfedema, e sendo também muito utilizada no pós-operatório de cirurgias, principalmente da cirurgia plástica.

A drenagem linfática emagrece?

Não, porque não elimina gordura, mas ajuda a diminuir o volume, uma vez que elimina os líquidos que causam o inchaço corporal.

Esta massagem deve ser realizada sempre em direção aos gânglios linfáticos aplicando apenas uma pequena pressão com as mãos sobre a pele, pois o excesso de pressão pode inibir a circulação linfática, comprometendo os resultados.

Tipos de manobras usadas Drenagem Linfática Manual:

Existem diversas manobras que podem ser realizadas durante uma sessão de drenagem, no entanto, selecionamos aqui as mais utilizadas:

  • Círculos com os dedos (sem o polegar): são realizados movimentos circulares pressionando levemente a pele várias vezes consecutivas pela área a tratar;
  • Pressão com a parte lateral da mão: posicionar a parte lateral da mão (dedo mindinho) sobre a região a ser tratada e rodar o punho até os outros dedos tocarem na pele. Realizar esse movimento repetidas vezes ao longo da região a tratar;
  • Deslizamento: é mais usado nos braços e pernas ou locais onde seja possível enrolar a mão à volta. Deve-se fechar a mão sobre a região a ser tratada e pressionar o local com um ligeiro movimento de arrastamento e começando da região mais próxima dos gânglios e ir afastando; 
  • Pressão com o polegar, com movimento circular: apoiar somente o polegar na região a ser tratada e realizar movimentos circulares pressionando levemente a pele de forma consecutivas no local, sem friccionar a região.