Cross Training

O Cross Training, é uma modalidade que combina os exercícios e os movimentos de várias atividades físicas, como por exemplo, levantamento de peso, a musculação, o fitness, entre outros.

De forma prática, o cross training completa o treino tradicional de musculação, que tem como objetivo trabalhar um músculo isolado.

O cross training embora seja a junção de várias outras práticas desportivas, difere dos outros métodos pela sua intensidade que é mais elevada do que no treino clássico.

Neste tipo de treino, a sequência de exercícios tende a mobilizar todos os músculos, contando com um tempo de recuperação curto. Durante uma sessão de cross training os movimentos funcionais solicitam todas as cadeias musculares para produzir um movimento natural como correr, saltar, jogar, atirar…

A grande diversidade dos exercícios tornam as sessões mais variadas, o que atrai um grande número de praticantes que preferem a heterogeneidade do cross training à homogeneidade da boa e velha musculação.

Diferença entre Cross Training e Cross Fit

Em primeiro lugar devemos esclarecer que o Cross Training  é muitas vezes confundido com o termo crossfit. Este último é uma marca registrada nos Estados Unidos.

Ao contrário do que muitos pensam, o crossfit não é uma modalidade desportiva, mas sim um método que envolve diversas práticas.

Bastante variado e em alta intensidade, o crossfit, explora dez capacidades do corpo humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

O Cross Training é uma modalidade desportiva cujo nome pode ser usado sem distinção e sem a necessidade de “comprar uma licença”.

O objetivo principal do cross training é melhorar a condição física de atletas e praticantes da modalidade, de uma forma geral.

O cross training, mistura os exercícios de fitness, levantamento de peso e de circuito de treinamento, e incita a treinar alguns exercícios funcionais com maior ou menor intensidade, no caso o HIIT, o treinamento fracionário de alta intensidade.

Devemos notar que o Cross Training não exige o uso de muitos equipamentos ou materiais para a sua realização: uma barra de tração, uma corda, kettlebell, um saco de areia, uma cadeira, molas ou halteres podem ser suficientes. Estas são ferramentas baratas que tu podes usar  para treinar, por exemplo, em casa.

 

É importante referir, que este tipo de treino deve ser o acompanhado por um Personal Trainer com conhecimento de treino de alta intensidade.

Benefícios do Cross Training

No Cross Training encontramos um treino focado no reforço muscular, de qualidade, induzindo um ganho muscular e uma perda de gordura.

Isso não significa que Não estamos dizendo que uma sessão de treino será suficiente para perder peso, mas que a prática regular de um treino de alta intensidade pode acelerar o processo de perda de calorias, resultando em perda de peso.

O mais interessante do Cross Training é que permiti que o praticante nutra uma melhor relação com o seu corpo, melhorando também a sua relação social com os outros.

Praticar desporto liberta as chamados “hormonas da felicidade” (endorfinas, dopamina, serotonina, oxitocina), assim, uma sequência do tipo HIIT intensiva atuará positivamente nas funções metabólicas do sangue, sistema nervoso, cardiorrespiratório e cardiovascular.

As atividades desportivas do Cross Training permitem que os praticantes melhorem as suas capacidades de:

  • Resistência Muscular,

  • Velocidade,

  • Resistência Cardiovascular,

  • Força,

  • Potência,

  • Agilidade,

  • Coordenação,

  • Flexibilidade,

  • Precisão.

O Cross Training é tão intenso que em pouco tempo vais notar o resultado.

Existem alguns exercícios específicos que fazem parte de uma sessão de Treino de Cross Training.

A realização correta desses exercícios e movimentos é essencial e definitiva para que a técnica funcione.

Como já dissemos, o uso de aparelhos e equipamentos numa sessão de Cross Training é opcional. No entanto, alguns itens otimizam o treino, além de deixar o treino mais variado e mais motivador. 

Sessão de Cross Training para Iniciantes

Vamos deixar aqui uma ideia de um treino de Cross Training para iniciantes:

Pro aquecimento:

  • Jump strap training : agacha respeitando a linha dos joelhos, sobe rapidamente e salta. Repete o exercício.
  • Revestimento dinâmico: para fortalecer o tórax e o tríceps, utiliza a ponta dos pés ou os joelhos, desce o peito ao nível do solo e expira enquanto esticas o braço voltando para a posição inicial.
  • Row strap training: com os braços estendidos, puxa a correia, trazendo os cotovelos para perto do corpo.

Agora que o teu corpo já aqueceu, vamos compor a sessão com mais três exercícios :

  • 5 Pull up: para trabalhar costas e bíceps. Numa barra de tração, posiciona o queixo acima da barra e expira enquanto puxas,
  • 10 Push up: flexão utilizando a ponta dos pés ou os joelhos, lembra-te de inspirar ao descer
  • 15 Agachamentos: Agachamento, inspira durante a descida e expira na subida.

Essa sessão pode ter uma duração de 30 minutos até uma hora dependendo do praticante.

Não te esqueças, que recomendamos que a tua sessão de cross training seja supervisionada por um Personal Trainer ou coach experiente!

 

Resumindo,

  • O Cross Training é a modalidade desportiva na qual o crossfit está inserido.
  • Com cross training é possível definir o corpo, ganhar músculos, perder peso, entrar em forma,
  • Uma sessão de 1 hora é suficiente para preparar uma excelente sessão de Cross Training.
  • É necessário pouco equipamento para realizar uma sessão de treino com cross training.
  • É uma modalidade que podes praticar em casa ou mesmo no teu ginásio, sempre acompanhado por um profissional com experiência em treino de alta intensidade.
  • Previne lesões por excesso, específicas de desportes e treinos.
  • Desenvolve músculos, força, estabilidade, velocidade, mobilidade, coordenação, resistência e ajuda na perda de gordura.

 

O mais importante, é  praticar uma atividade física regularmente, respeitando sempre os teus limites. A tua saúde vem primeiro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *