Como escolher uma Marquesa?

As marqueses de massagem são dispositivos são utilizados há alguns anos e que continuam a ser bastante úteis para tratamentos médicos (tais como fisioterapia ou tratamentos osteopáticos), bem como para tratamentos estéticos (tais como massagens termais ou massagens drenantes).

Dicas Massagem CEFAD

Não há duvidas de que as marquesas dobráveis são um grande aliado dos profissionais de massagem, no entanto, é tão importante para um especialista escolher uma marquesa que satisfaça os requisitos exigidos pela sua atividade.

Para que uma massagem seja realizada de forma adequada, é necessário investir numa marquesa que possibilite a melhor aplicação do procedimento.

Neste artigo encontrarás algumas dicas para que consigas comprar a tua marquesa de massagem ideal, que responda às tuas necessidades e às dos teus clientes, potencializando mais os efeitos do tratamento.

Tipos de Marquesa

A primeira coisa que precisas saber é que existem no mercado dois tipos de marquesas de massagem, que podes comprar e iniciar o processo de fidelização dos teus clientes.

Poderás escolher:

  • Marquesa Fixa
  • Marquesa Portátil

Características de uma Marquesa Fixa:

Como o próprio nome indica, a marquesa fixa de massagem é que está presente em clínicas de estética e estabelecimentos de beleza, que fica afixada permanentemente num determinado espaço.

Neste caso, este tipo de marquesa não é recomendado para massagistas que trabalham com serviços a domicílio (não são fáceis de transportar).

No entanto, se tiveres um espaço teu, poderá ser uma ótima opção para oferecer uma experiência melhor aos teus clientes. este tipo de marquesa costuma ser a favorita dos clientes mais exigentes.

Características de uma Marquesa Portátil:

Diferente da marquesa anterior, esta marquesa portátil pode ser facilmente transportada para qualquer lugar, pelo que é ideal para os profissionais que trabalham com serviços a domicílio.

Os modelos encontrados podem ser desmontados e levados para cada casa com facilidade, uma vez que as peças não são muito pesadas.

Tal como a fixa, a marquesa portátil também pode ser comprada de acordo com o tipo de massagem que você realiza e em diferentes modelos, combinando com todos os tipos de estilos de ambientes.

Materiais utilizados nas Marquesas:

Durante a nossa escolha, devemos ter em conta o tipo de material de a marquesa é feita.

De uma forma geral, as marquesas fixas e portáteis são encontradas em alumínio ou madeira, sendo que o material mais indicado, mais uma vez, vai depender do tipo de massagem que irás realizar.

Marquesa de madeira: 

As marquesas feitas com este material podem suportar até 300 Kg, o que pode ser uma vantagem, pois podem suportar não só clientes com mais peso, mas também uma maior força que o profissional pode colocar sobre o corpo do cliente para fazer a massagem.

Se trabalhas num estabelecimento de estética ou prestas serviços ao domicílio, este tipo de marquesa poderá ter mais vantagens, pois possuem uma maior durabilidade e podem ser transportadas com pouca probabilidade de se estragarem.

De uma forma geral, para todos os profissionais, a marquesa de massagem de madeira, além de aguentar mais peso do que a de alumínio, também oferece mais conforto para os clientes, já que geralmente vêm com uma cabeceira acolchoada, mais confortável e não fica “solta” com o tempo.

Para além disso, este tipo de material vem com as opções de altura regulável, ideais para fazer determinados tipos de massagem que pedem uma altura maior ou menor, o que faz com que seja mais procurada do que a marquesa de alumínio.

 

Marquesa de alumínio: 

Este tipo de marquesa consegue suportar, no máximo, pessoas com até 130 Kg, o que podemos dizer que é um material mais “frágil”.

Este facto poderá ser uma desvantagem caso o massagista tenha, por exemplo, clientes obesos. Para além disso, o material também limita a força que o profissional pode sobrepor ao corpo do cliente no momento da massagem, sob o risco de a marquesa ficar “bamba” ou até mesmo partir de vez.

A questão é, se este material é mais frágil, porquê escolher este tipo de marquesa?

Muitos massagistas optam pela marquesa de alumínio pelo facto de serem mais leves do que a de madeira.

No entanto, já foi comprovado que a diferença de peso entre os dois modelos é de, no máximo, um quilo, o que significa que a marquesa de alumínio não é assim tão leve em relação ?de madeira.

Portanto, as marquesas de alumínio são mais indicadas para tatuadores e depiladores do que para profissionais de massagem, já que estes procedimentos não exigem força na hora da aplicação.

Além disso, um facto importante que devemos ter em conta é que este tipo de marquesa elas não possui opções de regulação de altura, o que pode atrapalhar a realização das massagens.

Até este momento referimos que tipos de marquesa existem e os materiais usados na sua confeção, agora vamos mencionar quais são as principais dicas que precisas ter em conta no momento de compra da tua marquesa.

Tipo de serviço

Como referimos nos parágrafos anteriores, a escolha da tua marquesa de massagem ideal deverá sempre ser realizada de acordo com os tipos de massagem que costumas fazer nos teus clientes e, ainda, com a modalidade de serviço com que trabalhas (a domicílio ou em local fixo).

Depois de avaliares este ponto, poderás estar livre para fazer as seguintes escolhas que vamos listar a seguir.

 

Não te esqueças que a marquesa será a peça-chave para potencializar o teu trabalho e proporcionar uma melhor experiência aos teus clientes.

 

Tempo de uso

Antes de escolher o tipo e material da marquesa de massagem que vais querer comprar, precisas de ter em mente que este será o seu instrumento de trabalho daqui para frente, e se possível, durante muitos anos. Portanto, decide com atenção!

Peso

O peso da marquesa que pretendes comprar também é fator relevante no teu trabalho. Por isso, ao chegar na loja, levanta a marquesa e anda pelo espaço por um tempo com ela para saberes se consegues carregá-la facilmente, principalmente se fores um profissional que faz serviços ao domicílio.

Preço

Um fator que deves achar relevante é que a marquesa fixa, por norma, é mais barata do que a marquesa portátil. No entanto, não nos devemos esquecer que a marquesa fixa só é recomendada para profissionais que trabalham num local fixo. Quem trabalha a domicílio pode não ser beneficiado com esta vantagem, uma vez que este modelo é muito mais difícil de transportar.

Regulação da altura

Atualmente, é possível encontrar marquesas com ou sem a opção de regulação da altura. Como já referimos ao longo do artigo, as marquesas de madeira são encontradas mais facilmente com essa opção, diferente das de alumínio.

Em geral, essa regulação varia entre 50 a 85 cm.

Apesar de ser uma vantagem para profissionais que possuam clientes grandes, pode ser uma desvantagem em relação ao peso, isto é, essas marquesas com regulação da altura tendem a ser mais pesadas do que as de regulação fixa.

Fotografia do nosso Parceiro: BestMassage

Resumindo,

Na escolha da tua marquesa ideal deves ter em conta que:

  • As marquesas portáteis são as melhores para quem trabalha a domicílio ou sente a necessidade de mover o instrumento para diferentes locais com frequência.

  • Opta por uma marquesa fixa se tiveres a certeza que não vais precisar movê-la do lugar, mesmo trabalhando num ambiente fixo.

  • As marquesas de madeira são definitivamente mais resistentes, bonitas, seguras e confortáveis, do que as de alumínio.

 

As marquesas portáteis de madeira são as mais recomendadas para massagens por aguentarem mais peso, serem mais duráveis, seguras, confortáveis, reguláveis, possuírem melhor aparência, além de poderem ser montadas e desmontadas para transporte a qualquer momento.

 

Temos que salientar que, este artigo foi elaborado com o objetivo de te dar apenas uma informação sobre o tipo de marquesas existentes, o que significa que a escolha final só depende de Ti, não esquecendo de seguir a tua necessidade e os tipos de massagens que costumas aplicar nos teus clientes.

E não te esqueças, a marquesa escolhida por ti, deverá ser sempre confortável, limpa e segura.