Benefícios do Pilates

Dicas Pilates CEFAD

A prática de Pilates está associada a um corpo mais magro e tonificado, mas os benefícios do pilates não são só esses.

O Pilates também melhora a flexibilidade, ajuda a aliviar as dores de costas, aumenta a densidade óssea e a frequência cardíaca. Deixamos aqui alguns benefícios que praticantes de Pilates podem usufruir.

 

Aumenta a densidade óssea

O osso, tal como o músculo, “é um tecido dinâmico e responde a exercícios de resistência e de sustentação de peso”. Este tipo de exercícios envolve os músculos, puxando o osso para criar tensão, o que o fortalece.
No pilates, estes exercícios são comuns, quando praticado com o auxílio de bandas de resistência e aparelhos específicos.

Alivia as dores de costas

Por ter como base o alongamento, o pilates pode ajudar a atenuar dores nas costas. Esta técnica fortalece o núcleo de músculos que apoia as costas, mantendo-nos alinhados, mas atenção, nem todos os tipos de dor de costas podem usufruir destes benefícios do pilates. Por isso, é importante consultar primeiro o seu médico e perceber se é vantajoso para o seu caso.

Melhora a postura

Passamos a maior parte do dia sentados — e mal sentados — e grande parto do tempo de olhos postos nos smartphones e/ou computadores, o que leva a que os ombros estejam tendencialmente encurvados. Tudo isto se reflete na postura, o que pode criar desequilíbrios musculares.
O pilates pode ajudar a reverter os efeitos destes maus hábitos, criando uma melhor simetria e equilíbrio muscular.

Auxilia na perda de peso

Com a prática regular de Pilates, ocorre a perda de peso e o aumento da massa muscular.

Aumenta a boa disposição

Durante a prática do pilates, a respiração e a circulação sanguínea são melhoradas. Desta forma, a vitalidade aumenta, bem como a sensação de boa disposição.

Reduz o stress

No pilates, a respiração tem um papel predominante, sendo, por isso, essencial que seja realizada corretamente, pois ajuda a executar os movimentos com mais eficiência. Além de tudo isto, a respiração praticada em pilates ajuda-te a reduzir os níveis de stress.