Introdução

O Shiatsu, é uma técnica de massagem originária do japão, que tem como característica básica a aplicação de pressão.  Pelo profundo bem-estar do corpo e mente que proporciona e como valioso instrumento terapêutico na prevenção da doença ou como auxiliar no rápido restabelecimento da saúde, tem vindo a espalhar-se no Ocidente a partir da II Guerra Mundial, onde obteve o estatuto da mais eficaz massagem terapêutica e de relaxamento. O Shiatsu  atua ao nível do sistema energético do corpo.
O Shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário. Shiatsu e digitopressão são tratamentos semelhantes Acupunctura, em que são estimulados pontos de pressão no corpo, mas em que se utilizam os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, braços, joelhos e pés em vez de agulhas. Usam-se diferentes técnicas para aliviar a tensão, insónia, lombalgias ou dores nas articulações. O Shiatsu tem vivido nos últimos anos uma aceitação crescente e sem reservas por parte do mundo ocidental, tendência essa também sentida em Portugal.
 O  Shiatsu é uma forma de terapia que pelo interesse que suscita no mercado, como pelo interesse terapêutico intrínseco, se assume hoje como uma saída profissional com grande margem de progressão. A formação profissional neste caso é absolutamente crucial de forma a garantir eficazmente a qualidade dos terapeutas que oferecem os seus serviços.

Destinatários: 
Todos aqueles que tenham interesse/vocação em áreas relacionadas com a promoção da qualidade da saúde e que possuam escolaridade obrigatória e idade mínima de 16 anos.

Saídas Profissionais: 
SPASs, Centros de Terapias, Institutos, Health Clubs, Clínicas especializadas de Estética, etc.

Carga Horária: 
50 horas teórico-práticas

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Parceiros
DGERT
IPDJ
ANQEP
República Portuguesa
ANESPO