Introdução

A nutrição desportiva é uma das áreas fundamentais do desporto de alto nível e das áreas que mais se tem desenvolvido nos últimos anos. O seu objetivo principal é acompanhar e adaptar as necessidades dietéticas e nutricionais individuais do atleta ás características desportivas (modalidade e disciplina) com vista à melhoria do rendimento físico.

Dos vários fatores que intervêm com a melhoria da condição física do atleta, uma nutrição específica às necessidades e gastos energéticos e ao treino são preponderantes no desenvolvimento da componente genética e fisiológica do atleta.

Em elevados níveis de rendimento desportivo, é fundamental o apoio nutricional e de treino específico à melhoria das capacidades físicas e fisiológicas e controlo psicológico com vista à obtenção de um rendimento desportivo máximo.

Consequentemente uma dieta que aporte todos os nutrientes nas quantidades e qualidade adequadas ao treino, competição e recuperação dos atletas permite otimizar o fornecimento de energia, construção, reparação celular e regulação das componentes corporais fundamentais à preparação e treino desportivo.

O curso de nutrição e suplementação na preparação desportiva e rendimento visa dar formação creditada ao técnico profissional de desporto, educação física, fitness, treinadores, saúde e outros, baseada em definições, recomendações alimentares e nutricionais e suplementação dietética e nutricional baseada na evidência científica em contexto desportivo (preparação, treino, competição e recuperação).

Nutrição e Suplementação na Preparação Desportiva e Rendimento

PROGRAMA DO CURSO

  • COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

Conhecer os conceitos básicos de nutrição no desporto,

Compreender as estratégias de nutricionais e de hidratação antes, durante e após o treino e competição;

Relacionar a alimentação e a nutrição à composição corporal (perda de massa gorda e aumento de massa muscular),

Identificar os principais suplementos alimentares com evidência científica, legislação e os seus mecanismos de ação fisiológica e potenciais efeitos adversos.

  • DESTINATÁRIOS

Licenciados em Desporto ou Educação Física 

Licenciados na área da Saúde

Técnicos portadores do título TEEF

Diretores Técnicos

Treinadores

Outros: a título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional;

  • REQUISITOS
    Escolaridade mínima 9º ano

    Formação e/ou Experiência profissional comprovada.

  • SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Ginásios, Healthclubs, Clubes Desportivos e Gabinetes de Estética;

  • FORMATO E CARGA HORÁRIA DO CURSO
    Presencial com uma carga horária de 25 horas.
  • INFORMAÇÕES A RELEVAR
    Este curso serve para efeitos de renovação do titulo TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Diretor Técnico, conferindo 5 unidades de crédito.

NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.

Parceiros
DGERT
IPDJ
ANQEP
República Portuguesa
ANESPO