Introdução

Nos últimos anos profundas alterações no estilo de vida são evidentes, associadas a comportamentos menos saudáveis de padrões negativos de ingestão alimentar, com elevados consumos de energia, açúcares simples, gorduras e sal, e consumos decrescentes de cereais completos e de frutos e hortícolas.

Em paralelo tem-se verificado níveis reduzidos de atividade física, contribuindo ao aumento da taxa de mortalidade e de morbilidade por doenças não transmissíveis, nomeadamente a obesidade, as doenças cardiovasculares, certos tipos de cancro, diabetes tipo II, entre outros.

A dietética e a nutrição, aliada da suplementação dietética baseada na evidência científica contribui para um bom estado nutricional, monitorização e remissão da sintomatologia com vista à melhoria do bem-estar e qualidade de vida das populações.

O curso de nutrição e suplementação em populações especiais visa dar formação creditada ao técnico profissional de desporto, educação física, fitness, treinadores, saúde e outros, baseada em definições, recomendações alimentares e nutricionais adaptadas à anatomofisiologia básica de patologias do metabolismo.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

Compreender a fisiopatologia básica de doenças não transmissíveis (obesidade, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, sarcopenia e fragilidade, osteoarticulares),

Conhecer nutrientes, suas principais funções, fontes alimentares, necessidades e recomendações nas patologias,

Aplicar diferentes suportes dietéticos e nutricionais de acordo com as diferentes patologias

Relacionar a fisiopatologia com dieta e nutrição e atividade física nas patologias,

Relacionar suplementos alimentares baseados em evidência científica no contexto fisiológico das patologias com as recomendações dietéticas e nutricionais.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Desporto ou Educação Física 

Licenciados na área da Saúde

Técnicos portadores do título TEEF

Diretores Técnicos

Treinadores

Outros: a título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional.

REQUISITOS

Escolaridade mínima 9º ano

Formação e/ou Experiência profissional comprovada.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Ginásios, Healthclubs, Clubes Desportivos e Gabinetes de Estética.

FORMATO E CARGA HORÁRIA DO CURSO 

Presencial com uma carga horária de 50 horas.

INFORMAÇÕES A RELEVAR
Este curso serve para efeitos de renovação do titulo TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Diretor Técnico, conferindo 10 unidades de crédito.

NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.