Introdução
Nos últimos anos profundas alterações no estilo de vida são evidentes, associadas a comportamentos menos saudáveis de padrões negativos de ingestão alimentar, com elevados consumos de energia, açúcares simples, gorduras e sal, e consumos decrescentes de cereais completos e de frutos e hortícolas.
Em paralelo tem-se verificado níveis reduzidos de atividade física, contribuindo ao aumento da taxa de mortalidade e de morbilidade por doenças não transmissíveis, nomeadamente a obesidade, as doenças cardiovasculares, certos tipos de cancro, diabetes tipo II, entre outros.
A dietética e a nutrição, aliada da suplementação dietética baseada na evidência científica contribui para um bom estado nutricional, monitorização e remissão da sintomatologia com vista à melhoria do bem-estar e qualidade de vida das populações.
O curso de nutrição e suplementação em populações especiais visa dar formação creditada ao técnico profissional de desporto, educação física, fitness, treinadores, saúde e outros, baseada em definições, recomendações alimentares e nutricionais adaptadas à anatomofisiologia básica de patologias do metabolismo.
