Introdução
A adolescência marca uma fase da vida caracterizada por várias alterações biológicas, emocionais e sociais. No fim da segunda infância e durante a adolescência, observa-se uma deterioração da dieta, um declínio na prática de atividade física e uma diminuição na qualidade de vida dos adolescentes. As alterações, da qualidade da dieta e da ingestão nutricional associadas a uma diminuição do nível de atividade física, resultam em desequilíbrios no balanço energético que podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento ótimo de crianças e adolescentes.
O crescimento e o desenvolvimento de uma criança num adolescente marca uma fase de profundas alterações morfológicas relacionadas com alterações do comportamento associadas à dieta e à prática de atividade física e da perceção da qualidade de vida.
Um balanço energético positivo, em que a ingestão energética excede persistentemente o dispêndio energético, resulta num aumento da gordura corporal, que vai silenciosamente causando obesidade e outros problemas de saúde. Neste sentido, comportamentos tais como, a dieta e a prática de atividade, são fatores de particular interesse na promoção da saúde e bem-estar de crianças e adolescentes.
O curso de nutrição e suplementação em crianças e adolescentes visa dar formação creditada ao técnico profissional de desporto, educação física, fitness, treinadores, saúde e outros, baseada em definições, avaliação e monitorização do crescimento e desenvolvimento, recomendações alimentares e nutricionais e suplementação dietética e nutricional baseada na evidência científica adaptada a crianças e adolescentes.
