Introdução

A adolescência marca uma fase da vida caracterizada por várias alterações biológicas, emocionais e sociais. No fim da segunda infância e durante a adolescência, observa-se uma deterioração da dieta, um declínio na prática de atividade física e uma diminuição na qualidade de vida dos adolescentes. As alterações, da qualidade da dieta e da ingestão nutricional associadas a uma diminuição do nível de atividade física, resultam em desequilíbrios no balanço energético que podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento ótimo de crianças e adolescentes.

O crescimento e o desenvolvimento de uma criança num adolescente marca uma fase de profundas alterações morfológicas relacionadas com alterações do comportamento associadas à dieta e à prática de atividade física e da perceção da qualidade de vida.

Um balanço energético positivo, em que a ingestão energética excede persistentemente o dispêndio energético, resulta num aumento da gordura corporal, que vai silenciosamente causando obesidade e outros problemas de saúde. Neste sentido, comportamentos tais como, a dieta e a prática de atividade, são fatores de particular interesse na promoção da saúde e bem-estar de crianças e adolescentes.

O curso de nutrição e suplementação em crianças e adolescentes visa dar formação creditada ao técnico profissional de desporto, educação física, fitness, treinadores, saúde e outros, baseada em definições, avaliação e monitorização do crescimento e desenvolvimento, recomendações alimentares e nutricionais e suplementação dietética e nutricional baseada na evidência científica adaptada a crianças e adolescentes.

Nutrição e Suplementação em Crianças e Adolescentes

PROGRAMA DO CURSO

  • COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

Identificar e compreender crescimento e desenvolvimento,

Avaliar e compreender indicadores de crescimento e desenvolvimento,

Relacionar alterações biológicas, emocionais e sociais com comportamentos e qualidade de vida,

Identificar e conhecer as recomendações dietéticas e nutricionais da criança e do adolescente,

Identificar suplementos alimentares e nutricionais baseados em evidência científica em crianças e adolescentes

  • DESTINATÁRIOS

Licenciados em Desporto ou Educação Física 

Licenciados na área da Saúde

Técnicos portadores do título TEEF

Diretores Técnicos

Treinadores

Outros: a título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional;

  • REQUISITOS
    Escolaridade mínima 9º ano

    Formação e/ou Experiência profissional comprovada.

  • SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Ginásios, Healthclubs, Clubes Desportivos e Gabinetes de Estética;

  • FORMATO E CARGA HORÁRIA DO CURSO
    Presencial com uma carga horária de 25 horas.
  • INFORMAÇÕES A RELEVAR
    Este curso serve para efeitos de renovação do titulo TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Diretor Técnico, conferindo 5 unidades de crédito.

NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.