Introdução

O desenvolvimento de padrões de vida urbanos surge associado, nomeadamente, à atenção crescente ao cuidado do corpo, tanto em termos de saúde como estéticos.
A drenagem linfática manual pode conduzir a profundos efeitos na saúde do indivíduo, quando realizada com consciência e conhecimento profundo da anatomia e fisiologia do sistema venolinfático. Perceber como conduzir estes efeitos, obriga à existência de um currículo que combine crescimento pessoal com um rigoroso estudo da ciência onde se baseia esta prática.
A   drenagem  linfática é uma técnica  realizada com manobras lentas e suaves para ativar os gânglios linfáticos, com o objetivo de fazer uma limpeza no sistema linfático.
A drenagem linfática proporciona diversos efeitos positivos para a saúde e beleza como redução da retenção de líquidos, melhora da circulação sanguínea, melhora da celulite, melhora na aparência da pele, relaxamento corporal, eliminação de toxinas e melhora do sistema imunológico. Ou seja, a drenagem não deve ser considerada apenas como um tratamento que visa a estética, mas também a saúde de uma forma geral. 

Destinatários:
​Todos aqueles que tenham interesse/vocação em áreas relacionadas com a promoção da qualidade da saúde e que possuam escolaridade obrigatória e idade mínima de 16 anos.

Saídas Profissionais: 
SPASs, Centros de Terapias, Institutos, Health Clubs, Clínicas especializadas de Estética, etc.

Carga Horária: 
50 horas teórico-práticas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Parceiros
DGERT
IPDJ
ANQEP
República Portuguesa
ANESPO