INTRODUÇÃO

A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55 a 113 pessoas /100.000 habitantes, estimando-se entre 350.000 a 700.000 indivíduos afetados por ano só na Europa.

A análise efetuada aos equipamentos de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico (Fibrilhação Ventricular) na base das situações de paragem cardiorrespiratória.

Desta análise conclui-se que a rápida atuação de quem presencia a PCR é fundamental neste momento crítico, sendo que a atuação para a resolução da situação deverá ser enquadrada pela designada Cadeia de Sobrevivência.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Profissionais de Saúde;
Técnicos Portadores do TEF (antiga cédula PROCAFD);
Diretores Técnicos;
Quem quiser realizar o curso a título de enriquecimento pessoal e/ou profissional.

Tipo/Nível da Ação: Ação de formação de nível 3.

Validade da Formação: 5 anos.

OBJETIVOS

Gerais:

Adquirir competências que lhe permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR).

Específicos:

  • Compreender o conceito da cadeia de sobrevivência,

  • Identificar os riscos potenciais quer para a vítima quer para o reanimador;

  • Saber reconhecer uma vitima em PCR;

  • Saber ativar os serviços de emergência médica numa situação de PCR;

  • Compreender o conceito e os procedimentos para executar manobras de suporte básico de vida;

  • Saber como e em que situações se coloca uma vitima em PLS;

  • Identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar de forma adequada as manobras de desobstrução.

Oferta de Pocket-Mask

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Suporte Básico de Vida Adulto – 4 Horas

INFORMAÇÕES A RELEVAR

Este curso serve para efeitos de renovação do titulo TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Director Técnico, conferindo 0,8 unidades de crédito.
 
NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.
Parceiros
DGERT
IPDJ
ANQEP
República Portuguesa
ANESPO