INTRODUÇÃO

A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55 a 113 pessoas /100.000 habitantes, estimando-se entre 350.000 a 700.000 indivíduos afetados por ano só na Europa.

A análise efetuada aos equipamentos de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico (Fibrilhação Ventricular) na base das situações de paragem cardiorrespiratória.

Desta análise conclui-se que a rápida atuação de quem presencia a PCR é fundamental neste momento crítico, sendo que a atuação para a resolução da situação deverá ser enquadrada pela designada Cadeia de Sobrevivência.

Profissionais de Saúde;
Técnicos Portadores do TEF (antiga cédula PROCAFD);
Diretores Técnicos;
Quem quiser realizar o curso a título de enriquecimento pessoal e/ou profissional.

Tipo/Nível da Ação: Ação de formação de nível 3.

Validade da Formação: 5 anos.

OBJETIVOS

Gerais:

Adquirir competências que lhe permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR).

Específicos:

  • Compreender o conceito da cadeia de sobrevivência,

  • Identificar os riscos potenciais quer para a vítima quer para o reanimador;

  • Saber reconhecer uma vitima em PCR;

  • Saber ativar os serviços de emergência médica numa situação de PCR;

  • Compreender o conceito e os procedimentos para executar manobras de suporte básico de vida;

  • Saber como e em que situações se coloca uma vitima em PLS;

  • Identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar de forma adequada as manobras de desobstrução.

Oferta de Pocket-Mask

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Suporte Básico de Vida Adulto – 4 Horas

INFORMAÇÕES A RELEVAR

Este curso serve para efeitos de renovação do titulo TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Director Técnico, conferindo 0,8 unidades de crédito.
NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.
Parceiros
DGERT
IPDJ
ANQEP
República Portuguesa
ANESPO