Introdução

O mercado do Fitness constitui hoje em Portugal uma indústria cuja relevância extravasa claramente o domínio desportivo, o que revela um grau de desenvolvimento que se pode considerar assinalável. Diversas são as empresas a operar neste setor, incluindo empresas estrangeiras, e significativos são os outputs gerados para o sistema desportivo e economia do país, nomeadamente no que diz respeito ao número de praticantes de exercício físico e desporto e ao número de empregos gerados.

Não obstante, dadas as circunstâncias atuais, não é expetável que este mercado floresça ao mesmo ritmo que se observou ainda recentemente. Aliás, o mais provável é que se assista à sua estagnação, senão mesmo retração.

Neste contexto, o compromisso com a qualidade e o esforço terá que ser redobrado. Mais do que nunca o enfoque deverá incidir sobre o cliente, nas suas necessidades e interesses, e grande deverá ser a atenção dispensada às questões da eficiência e da sustentabilidade.

É tendo em conta estes desafios e tendo a perfeita noção de que estes só serão ultrapassados com recursos humanos devidamente qualificados e motivados que apresentamos este curso.

Dirigido a Empresários, Gestores e Diretores Técnicos, este curso procura dar uma visão específica da gestão e da direção técnica de instalações desportivas vocacionadas para a prática de atividades desportivas de lazer promotoras da saúde e do bem-estar.

PROGRAMA DO CURSO

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

  • Identificar e compreender o enquadramento normativo específico e geral que regula a atividade;
  • Implementar ações de seleção, de avaliação, de motivação e liderança de recursos humanos;
  • Elaborar um sistema administrativo eficiente e eficaz às necessidades dos clientes e dos seus colaboradores;
  • Dinamizar os espaços, tendo em consideração critérios de qualidade e segurança assim como as necessidades e interesses dos seus clientes;
  • Monitorizar um sistema de qualidade;
  • Dominar as ferramentas essenciais do Marketing;
  • Implementar um sistema de gestão orçamental rigoroso.

DESTINATÁRIOS

  • Investidores, proprietários, administradores ou Gestores de Espaços de Fitness (Ginásios, Health Clubs, Wellness Centers, Piscinas, SPAs e afins);
  • Club Managers, Diretores Técnicos, Coordenadores Técnicos, Gestores Operacionais, Sales Managers, Fitness Managers, Duty Managers, Membership Managers;
  • Titulares de Habilitação Académica superior;
  • Técnicos Detentores do Título Profissional TEF e/ou DT (Técnico de Exercício Físico e/ou Diretor Técnico, respetivamente);
  • Técnicos Superiores de Desporto de Municípios.

REQUISITOS

Escolaridade mínima 9º ano
Formação e/ou Experiência profissional comprovada

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Direção e Gestão de Piscinas, Ginásios, Healthclubs e Clubes Desportivos, Públicos (Autarquias, Juntas de Freguesia, etc) e Privados.

FORMATO E CARGA HORÁRIA DO CURSO

Presencial com uma carga horária de 50 horas.

INFORMAÇÕES A RELEVAR 

Este curso serve para efeitos de renovação do titulo TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Director Técnico, conferindo 10 unidades de crédito.

 

NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.

Parceiros
DGERT
IPDJ
ANQEP
República Portuguesa
ANESPO