Introdução
A popularidade do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) tem crescido imenso ao longo da última década não apenas ao nível da literatura e investigação, mas como tendência de mercado e oportunidade de negócio.
O American College of Sports Medicine (ACSM) tem vindo a publicar as principais tendências do fitness para o ano seguinte. Publicações essas em que o exercício intervalado de alta intensidade (HIIT – High Intensity Interval Training) tem estado na ultima década no Top10 dessas mesmas tendências.
O HIIT é uma alternativa eficaz relativamente ao tempo despendido quando comparados com ao treino aeróbio de intensidade moderada, afirmando-se como um potente estímulo na melhoria da performance cardiorrespiratória, na capacidade oxidativa dos músculos e na sensibilidade à insulina.
Não apenas relativamente ao tempo investido, mas também tem demonstrado ser mais eficiente na melhoria da performance cardiorrespiratória, sugerindo-se até que conferirá maiores benefícios cardioprotetores. Mesmo em marcadores cardiometabólicos e patologias como obesidade e síndrome metabólico, o HIIT tem demonstrado melhorias mais significativas que o treino aeróbio, ressalvando a segurança e a tolerância ao estímulo por parte dos pacientes E ainda, uma manifesta preferência por parte dos voluntários relativamente à eficiência temporal e de prazer.
O curso de Prescrição de HIIT vem preencher a lacuna na formação técnico profissional.
