Introdução

A popularidade do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) tem crescido imenso ao longo da última década não apenas ao nível da literatura e investigação, mas como tendência de mercado e oportunidade de negócio.

O American College of Sports Medicine (ACSM) tem vindo a publicar as principais tendências do fitness para o ano seguinte. Publicações essas em que o exercício intervalado de alta intensidade (HIIT – High Intensity Interval Training) tem estado na ultima década no Top10 dessas mesmas tendências.

O HIIT é uma alternativa eficaz relativamente ao tempo despendido quando comparados com ao treino aeróbio de intensidade moderada, afirmando-se como um potente estímulo na melhoria da performance cardiorrespiratória, na capacidade oxidativa dos músculos e na sensibilidade à insulina.

Não apenas relativamente ao tempo investido, mas também tem demonstrado ser mais eficiente na melhoria da performance cardiorrespiratória, sugerindo-se até que conferirá maiores benefícios cardioprotetores. Mesmo em marcadores cardiometabólicos e patologias como obesidade e síndrome metabólico, o HIIT tem demonstrado melhorias mais significativas que o treino aeróbio, ressalvando a segurança e a tolerância ao estímulo por parte dos pacientes E ainda, uma manifesta preferência por parte dos voluntários relativamente à eficiência temporal e de prazer.

O curso de Prescrição de HIIT vem preencher a lacuna na formação técnico profissional.

HIIT

PROGRAMA DO CURSO

  • COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

    Identificar os fundamentos fisiológicos do treino intervalado de alta intensidade (HIIT)

    Conhecer os conceitos obre o HIIT no contexto do Fitness

    Prescrever metodologias para o HIIT em Fitness

    Aplicar os métodos e as ferramentas do HIIT

    Aplicar o HIIT em diferentes contextos (aulas de grupo e treino individualizado)

  • DESTINATÁRIOS

    Licenciados em Desporto ou Educação Física ou Nutrição

    Técnicos portadores do título TEEF

    Diretores Técnicos

    Interessados em realizar o curso a título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional

  • REQUISITOS

    Idade mínima de 18 anos
    Escolaridade mínima obrigatória.
  • FORMATO E CARGA HORÁRIA DO CURSO

    Presencial com uma carga horária de 50 horas.
  • INFORMAÇÕES A RELEVAR

    Este curso serve para efeitos de renovação do titulo TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Director Técnico, conferindo 10 unidades de crédito.

NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.

Parceiros
DGERT
IPDJ
ANQEP
República Portuguesa
ANESPO