Introdução
O personal trainer é responsável pelo treino personalizado, sendo este um processo de aplicação e execução de testes e tarefas realizados de maneira sistemática, preferencialmente individualizada.
Com ele o cliente recebe uma orientação constante, não só em relação aos exercícios que irá realizar, mas também conta com a observação, correção dos movimentos e com o fator motivacional muito importante durante os treinos.
Hoje em dia existem várias hipóteses para a procura de um personal trainer e são elas de carácter, estético, terapêutico, profilática (prevenção de lesões), condicionamento físico, competitivo (relacionada às competições de diversas modalidades), especiais (atividades direcionadas para hipertensos, diabéticos, terceira idade etc.), motivacional, aumento de massa corporal magra, redução da gordura corporal.
O trabalho do Personal não deve ser limitado única e somente na aparência, pelo contrário, ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar o seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e desgaste individual da própria saúde física e mental.
Em suma o que de facto leva a que o personal trainer seja contratado é o atendimento e acompanhamento individualizado, uma maior atenção na supervisão e correção dos exercícios a possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios, a comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas, a escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do cliente, a elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.
O curso de personal trainer, tal como está estruturado, confere competências que permitem desempenhar com critérios de qualidade, as tarefas elencadas associadas ao desempenho da profissão.
