Introdução
A musculação hoje em dia é tão importante quanto os exercícios cardiovasculares e os de flexibilidade, além de ser essencial para quem pensa melhorar a sua condição física, bem como ter uma melhor qualidade de vida no futuro.
Parte das atividades do dia-a-dia, como sentar, levantar, carregar objetos e fazer trabalhos domésticos, requerem alguma dose de força para que consigam ser realizadas. Daí que ganhar força por meio de um treino resistido não só contribui para a realização dessas atividades rotineiras como ajuda o tecido muscular a manter-se sadio e com menos hipótese de contrair uma lesão.
Um dos grandes benefícios da musculação é o aumento do metabolismo. O corpo gasta mais energia para manter a massa muscular, até mesmo quando está em repouso.
A musculação aumenta ainda a densidade óssea e fortalece o coração, facilita o tempo de trânsito gastrointestinal entre outros, ajudando todos, e principalmente as mulheres, a prevenir a osteoporose e evitar algumas patologias cardíacas.
Os treinos de resistência podem servir vários objetivos: para o aumento de performance (nesse caso a musculação é usada como suporte), melhoria da estética, profilaxia, na recuperação de lesões, ganho de força, etc. Diferentes objetivos terão recomendações distintas.
