Como Cuidar dos Pés

Cada vez mais há a preocupação de cuidar bem dos pés, embora poucos saibam reconhecer quais os problemas e como solucioná-los.

A ausência de informação e orientação sobre os cuidados exigidos pelos pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem desencadear e/ou agravar patologias podológicas.

Neste sentido, ficam aqui 7 dicas de como deves cuidar os teus pés:

  1. A pele dos pés é mais espessa e resistente que outras zonas do corpo, por esse motivo a planta do pé cria facilmente calosidades e células mortas. Para retirar o excesso é importante esfoliar e hidratar regularmente, especialmente a zona dos calcanhares.
  2. Corta as unhas no máximo a cada quinze dias, de preferência depois do banho. Não cortes as unhas demasiado, mas não as deixe muito compridas – unhas muito compridas contribuem para a acumulação de resíduos e, se as cortares muito, podes encravar uma unha.

  3. Lava muito bem os pés diariamente. Não basta deixares que a água passe por eles durante o banho, deves passar a esponja entre todos os dedos. Depois do banho é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.

  4. Massaja toda a planta dos pés com uma leve pressão, com um creme hidratante ou com óleo de amêndoas doces – este cuidado é também muito relaxante.

  5. Na praia não te esqueças de aplicar protetor solar nos pés – hidrata e protege dos raios UV.

  6. Andar descalça por casa (e na praia!) é uma ótima forma de exercitar os pés, dando liberdade para a transpiração e ativando a circulação.

  7. Arranja os pés também no Inverno, mesmo que não pintes as unhas, para que se mantenham saudáveis e bonitos durante todo o ano (evitando micoses e maus cheiros).

 

A maior parte dos Problemas e/ou Patologias que surgem nos pés, poderiam ser evitados ou resolvidos apenas com a intervenção de um técnico de Pedicura Medical.