IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDENo dia 8 de outubro de 2014 foi publicado no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) o CET em epígrafe e que podem obter em www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualificacoes/Referenciais/1520. O CEFAD tem atualmente a autorização necessária para promover o curso nas seguintes delegações: Lisboa, Porto, Braga, Faro, Funchal, Leiria e Coimbra.

Este curso permite obter o título profissional de Técnico de Exercício Físico (ex-Cédula PROCAFD) através da formação profissional, e com este título os formandos que realizarem o curso poderão trabalhar na área dos ginásios e healthclubs.

Este processo teve início com:

a) A publicação da Lei n.º 39/2012 de 28 de agosto, que voltou a permitir a obtenção da Cédula PROCAFD, agora TEF (Técnico de Exercício Físico), no âmbito da Formação Profissional, ao abrigo da Lei n.º 39/2012 de 28 de agosto.

b) O IPDJ constituiu uma comissão de peritos constituído por 5 entidades, e da qual o CEFAD fez parte, que teve como missão a elaboração do Programa do Curso entretanto publicado no CNQ tal como referido supra.

Nota: o IPDJ, I. P., tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.